O segredo da investigação é o método.

"O segredo da investigação é o método"

Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.


E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."


As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.

As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reflexão sobre o antes durante e depois da entrevista_ unindo a teoria à prática

Depois da experiência da construção conjunta de um guião para uma entrevista semi-estruturada, insólita, da aplicação desse mesmo guião para conduzir uma entrevista, da transcrição e análise da mesma, fica-me a certeza de que a teoria sem a prática, de pouco vale!

Há coisas que só comprendemos verdadeiramente se as experienciarmos para termos a dimensão correcta da sua facilidade ou dificuldade. Foi tudo muito vívido e importante, também pleno de esforço e dúvida algumas vezes, e medo, de não estar a fazer bem. Revelou-se uma aprendizagem profunda à qual gostaria de dedicar mais um pouco de tempo, fazer mais, repetir algumas etapas, questionar mais, abordar na prática, outros aspectos, continuar a analisar os resultados e a questioná-los de outros ângulos. Senti que o assunto não estava ainda esgotado.

Sem comentários:

Enviar um comentário