Este tema foi abordado de forma multi facetada, pois que nos foi pedido, a cada um de nós, que escolhessemos um artigo do nosso interesse e o analisassemos criticamente, tendo em mente algumas questões colocadas pelo professsor.
Provou-se uma forma eficaz de abranger aspectos variados do mesmo assunto aproveitando a colaboração de todos, optimizando tempo e recursos! Foi como ter uma equipa de investigadores a trabalhar na revisão da literatura . E pessoas diferentes, às vezes vêem coisas diferentes e ou encontram aspectos diferentes sobre as mesmas coisas. Tornou possível em tempo recorde aprofundar o assunto, debater vantagens e desvantagens da DBR, tirar conclusões.
Aprendi muito com tudo os que os meus colegas disseram para além das minhas próprias elucubrações, sustentadas evidentemente por tudo o que li previamente, pois que nunca tinha ouvido antes falar da DBR! Mais uma vez, é possível verificar a supremacia do trabalho em equipa sobre o trabalho solitário, se este for bem orientado e com objectivos bem definidos, papel esse que cabe ao professor ou facilitador.
Agora sobre a DBR, saliento alguns excertos, retirados dos textos de alguns colegas, no debate em Fórum, que capturaram a minha atenção:
"O valor da DBR deve ser medido pela sua capacidade em melhorar a prática educacional.
Algumas áreas promissoras, decorrentes da DBR:
a) Exploração de possibilidades para enredos de aprendizagem e ambientes de ensino
b) Desenvolvimento de teorias contextuais de ensino-aprendizagem
c) Construção e consolidação de conhecimento de design
d) Aumento de capacidade humana para a inovação educacional" Maria Francisco
"A DBR diminui o fosso entre teoria e prática e permite a construção de uma espiral contínua de evolução do conhecimento e de inovação." Catarina Oliveira
"Ao revelar-se tão flexível em termos de fundamentação teórica e aplicação prática, a Investigação Aplicada sobre o Desenho pode correr o risco de se dispersar, dado que a teoria por detrás da prática pode variar consoante o problema a resolver" Clara
"tem como finalidade, ao propor um trabalho colaborativo entre investigadores e professores, aumentar o conhecimento da investigação educacional sobre como os alunos aprendem e simultaneamente contribuir para a inovação e melhoria das práticas e para o desenvolvimento profissional dos professores (ANDRIESSEN, 2007; REINKING; BRADLEY, 2008)." citado por Vanda
E poderia continuar a citar excertos da intervenção dos colegas pois todos foram úteis e contribuíram para a profundar a temática.
Este blog surge, para testemunhar o desenrolar da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação, na perspectiva dos conteúdos, organização e aspectos reflexivos e críticos.
O segredo da investigação é o método.
"O segredo da investigação é o método"
Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.
E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."
As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.
As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.
Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.
E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."
As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.
As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.
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