Após um período de alguma insegurança e suficientes dúvidas, compreendi que o caminho se faz caminhando, embora quando se encontra devidamente assinalado com "tabuletas" que fornecem indicações claras, ou autoridades que possam prover orientações, facilite bastante!
Para que a pouco e pouco, se obtenha maior autonomia, é necessário investir muito tempo e paciência nestas "lides", tentando usar de tolerância com os nossos (meus) modos desajeitados de criança que mal começou a andar e já tem ânsias de correr. Mas não há como apressar as coisas, antes de solidificar, comprender a aprofundar novos conteúdos; há um tempo certo para cada coisa e cada um de nós.
Agradeço aos meus companheiros de percurso, pois de mil maneiras diferentes, todos foram de suma e altíssima importância e ao nosso professor/orientador que gentilmente aplanou muito do caminho, apontando direcções, fornecendo preciosas informações e disponibilizando generosas indicações.
E posso dizer com satisfação que o contrato de aprendizagem já não me parece estrangeiro e sim totalmente perceptível e que penso que de facto me familiarizei com "os procedimentos metodológicos que norteiam e permitem a realização de uma investigação no campo da Educação" e que adquiri as competências necessárias para a pôr em prática (veremos) ainda que saiba que podemos sempre, fazer mais e melhor e que muito poderia ainda ser lido, dito, debatido, comentado e apreendido!
Este blog surge, para testemunhar o desenrolar da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação, na perspectiva dos conteúdos, organização e aspectos reflexivos e críticos.
O segredo da investigação é o método.
"O segredo da investigação é o método"
Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.
E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."
As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.
As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.
Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.
E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."
As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.
As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.
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