O segredo da investigação é o método.

"O segredo da investigação é o método"

Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.


E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."


As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.

As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A categorização da entrevista como técnica em Análise de Conteúdo

A s categorias podem ser definidas antes ou depois de se levar a cabo as entrevistas e dependem de já termos uma ideia ou não sobre as possíveis respostas. As categorias são " rubricas significativas, em função das quais o conteúdo será classificado e eventualmente quantificado" (Grawitz, 1993).
Devem caracterizar-se por serem o mais objectivas possível de modo que codificadores diferentes possam chegar a categorias iguais ou idênticas; exclusivas, isto é, cada elemento só pode estar numa e numa só categoria e exaustivas, toda o conteúdo deve fazer parte de uma cou de outra categoria, a menos que sejam coisas que os entrevistados disseram que não se enquadram na informação de interesse para a investigação. As categorias devem ainda ser pertinentes de maneira que haja uma ligação acentuada entre os objectivos e o conteúdo que está a ser classificado.
Por todas estas razões, categorizar não é uma tarefa fácil e coloca problemas quanto á validade e fiabilidade desta técnica.

Sem comentários:

Enviar um comentário