O segredo da investigação é o método.

"O segredo da investigação é o método"

Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.


E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."


As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.

As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Paradigmas da investigação

De acordo com Neuman, citado pela professora doutora Alda Pereira, um paradigma traduz um sistema de pensamento " num conjunto de assunções que orientam as questões importantes a investigar, determinam as técnicas de investigação e definem critérios do que é uma boa investigação".

Poder-se-á talvez dizer que um paradigma norteia e suporta, como modelo de base, uma investigação. Três conceitos diferentes estão subjacentes a três importantes e bastante utilizados paradigmas em educação: o Positivista/Normativo, o interpretativo e o Crítico.

E o que distingue cada um deles? A forma como cada um trata o objectivo principal da investigação, a visão da realidade social, do homem e do senso comum que os carateriza, a natureza da teoria que os estrutura e a perspectiva sobre os valores, o que cada um ddefende que é uma mais valia.

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