O segredo da investigação é o método.

"O segredo da investigação é o método"

Esta é uma afirmação feita por José Rodrigues dos Santos, jornalista, escritor e professor universitário, em entrevista dada, esta semana à revista Notícias Sábado.


E prossegue: " quando estamos a fazer uma investigação, muitas vezes estamos à procura de alguma coisa. No acto de procurar uma coisa encontramos outra. Eu sou a única pessoa que pode avaliar se essa coisa é pertinente."


As etapas de um processo de investigação, podem conduzir-nos a caminhos diferentes daqueles que tinhamos antecipado e levar-nos até a reavaliar todo o processo desenvolvido até ali.

As etapas de um processo de investigação por vezes, sobrepõe-se umas às outras, misturam-se, fluidificam-se e obrigam-nos a rever posições.



domingo, 18 de dezembro de 2011

Recursos Educativos Abertos Online

Seleção de dois Recursos Educativos Abertos Online
 

1º Recurso Educativo aberto

O primeiro REA é retirado do site Associação Ensino Livre ligado ao conceito de escolas livres ou seja, escolas que utilizam software livre, o que quer dizer sem custos e devidamente licenciado, e faz parte de um repositório de simulações interativas de física, biologia, ciências da terra e matemática, promovido pela Universidade do Colorado, com a designação  PhET (do inglês, Physics Education Technology)

Pode ser consultado em:


 

Ou clicando diretamente no link abaixo:

Kit de Construção de Circuitos AC/DC (Circuit Construction Kit AC+DC)



Critérios de escolha Gerais

 

·         A Associação Ensino Livre é uma associação Portuguesa que se dedica à divulgação de software livre e conteúdos livres o que permite que as escolas portuguesas, professores, alunos e outros agentes educativos, possam utilizar, gratuitamente e devidamente licenciados, estes bens, a maioria traduzidos para Português( embora seja Português do Brasil) e não o estando, oferece a possibilidade de o solicitarmos através de um formulário.

·         A associação disponibiliza ainda aconselhamento sobre os recursos fornecidos, faz desenvolvimento dos mesmos, promove ações pedagógicos juntos dos interessados e organiza encontros e conferências.

·         Este tipo de dinâmica permite às escolas poupar dinheiro que evidentemente é sempre pouco e pode ser canalizado para outras necessidades e potencia benefícios para alunos e professores tornando a aprendizagem mais apelativa.   

  

Critérios de escolha Específicos



·         O recurso está em Português

·         O recurso tem qualidade

·         É apelativo em termos gráficos e de imagem

·         Permite a interatividade

·         Permite várias formas de simulação, esquemática e real

·         Permite ligar a teoria e a prática o que considero extremamente importante pois ao simular uma situação real pode-se antever as dificuldades com que nos iremos defrontar e resolvê-las mais facilmente

·         Evita danificar material na prática porque o aluno pode experimentar por tentativa e erro sem queimar nada e sem risco de sofrer danos ele mesmo

·         É seguro, isto é, não tem risco para o aluno e não necessita da supervisão constante do professor.




 Para melhor ilustrar mais algumas possibilidades deste repositório segue-se um excerto copiado da página da própria associação ensino livre e que permite aceder a outros conteúdos que não o que selecionei :

PhET - simulações interactivas sobre física, biologia, ciências da terra e matemática


·         Biologia

·         Ciências da Terra

·         Física

·         Matemática



Da área da Física e mais especificamente da Eletricidade, também copiada do site da associação:

Nada melhor do que explorar para descobrir as simulações mais interessantes para si. A imagem seguinte é uma captura de ecrã do programa de construção de circuitos disponível no PhET, que ilustra o tipo de actividades que poderá encontrar.



As aplicações presentes no repositório estão disponíveis em Java e Flash sendo que o código-fonte é todo ele publicado mediante uma licença de software livre, neste caso a habitual GPL. Existem ainda no sítio do PhET diversas actividades pensadas para as simulações, partilhadas por diversos professores (em inglês). Os níveis de dificuldade atravessam todos os graus de ensino.

Disponíveis em Português (do Brasil)





Planificação

Destinatários

Alunos do Curso de Educação e Formação de Jovens -  Eletromecânico de refrigeração e Climatização- Nível II

Objetivos

·         Pretende-se que os alunos aprendam:
 
·         Conceitos Básicos sobre circuitos elétricos

·         A Lei de Ohm.



Competências

Espera-se que os alunos no final desta experimentação interativa adquiram os conhecimentos necessários e fiquem aptos a:

·         Montar um circuito elétrico simples

·         Fazer medições de intensidade de corrente inserindo adequadamente o aparelho de medida no circuito (amperímetro)

·         Fazer medições de tensão inserindo adequadamente o aparelho de medida no circuito (Voltímetro)
 

 Conteúdos

·         Noção de resistência

·         Noção de Diferença de potencial

·         Noção de Intensidade de corrente

·         Lei de Ohm

·         Direção da variação das grandezas envolvidas e sua interdependência




Metodologias

·         Trabalho a pares

·         Trabalho individual


Avaliação

·         - Observação direta pelo professor da montagem de um circuito simples na prática.

·         - Webquizz
 

Duração

·         3 tempos letivos de 45 minutos divididos em um bloco de 90 minutos para a simulação e conclusões e em de 45 minutos para montar em contexto real.  
 

Adaptações a fazer:

Nenhuma, o recurso é suficientemente completo e apelativo.



2º Recurso Educativo aberto


Critérios de escolha Gerais e Específicos



Este  REA está dentro do site abaixo indicado que foi um site construí do por mim, para a unidade curricular de Sistemas de Informação e Internet, pelo que decidi aproveitar este recurso que elaborei com outros objetivos, fazendo uma reutilização do mesmo em outro contexto e com uma finalidade diferente da inicialmente pensada; trata-se do conteúdo identificado como exercício-formativo 3-b e que foi de fato utilizado no terreno, com uma turma de alunos do ensino noturno de Eletricistas de Instalações estando de acordo com o currículo do curso, reconhecido pela ANQ.



ou



Planificação

Destinatários

Alunos do Curso Noturno de Educação e Formação de Adultos de Eletricista de Instalações- Nível II

Objetivos

Pretende-se que os alunos aprendam a:

·          Instalar um motor trifásico com inversor de marcha

·          Saibam utilizar como orientação os esquemas de comando e de potência fornecidos

·          Selecionem o material e as ferramentas apropriadas

·          Após a montagem e cuidadosa verificação de todas as ligações procedam ao ensaio na presença do professor.



Competências

Espera-se que os alunos no final deste trabalho adquiram os conhecimentos necessários e fiquem aptos a:

·         instalar motores trifásicos com inversor de marcha a partir dos esquemas elétricos adequados.

·         selecionar o material e as ferramentas apropriadosanalisar se cada componente está ou não corretamente montado-exercer o espírito crítico sobre o funcionamento da instalação, avalia-la no seu todo e detetar avarias se e quando ocorrerem.



 Conteúdos

·         Automatismos

·         Sistemas de potência

·         sistemas de comando

·         Lei de joule

·         Trabalho e energia



Metodologias

- trabalho de grupo

Avaliação

·          Observação pelo professor do ensaio do motor

·          Questionamento sobre os procedimentos

·          Relatório sobre todas as fases da montagem e dificuldades sentidas.



Duração

3 blocos de 90 minutos


Adaptações a fazer:

De fato utilizaria uma abordagem mais centrada nos alunos

·         Acrescentaria uma simulação prévia da montagem, se possível, porque pouparia tempo e diminuiria o risco de que os alunos pudessem danificar o material por uso menos correto ou ligações mal feitas.

·         Solicitaria que os alunos fotografassem ou filmassem a instalação do motor trifásico com inversão de marcha e que colocassem online, por exemplo

·         Poderia também solicitar que gravassem um ficheiro de áudio ou de vídeo a contar como se tinha desenvolvido o trabalho e como tinham ultrapassado os problemas que foram surgindo ao longo da montagem.